Qual a distância que um drone pode percorrer? A seguir exemplos de quantos metros um drone faz com uma bateria na agricultura.
Para estimar quantos metros cada drone agrícola consegue percorrer, necessário como base a informação de que um modelo percorre de 30 a 60 metros com 1% de bateria. Portanto, precisamos conhecer a capacidade total da bateria de cada drone em porcentagem , mas, principalmente qual a autonomia total em minutos ou tempo de voo de cada modelo, pois isso está diretamente ligado ao alcance.
Mas como uma métrica direta (30 a 60 metros por 1%), podemos multiplicar esse valor por a porcentagem que a bateria decola e volta novamente para o operador.
Para estimar a distância total por carga necessária para voltar em segurança, critérios devem ser definidos. No entanto, alguns modelos possuem capacidade de bateria diferentes. Ou seja, drones agrícolas maiores possuem maior peso, consequentemente, maior a capacidade da bateria, como exemplo, o T20P tem bateria de 13 mil mAh e com tanque cheio de 20 kg, o peso total de voo passa dos 50kg, além disso, a bateria tem capacidade de durar até 10 minutos, contudo, tempo difícil de ser alcançado. Por outo lado o T40 com capacidade total de 30.000mAh, com peso máximo de 90kg, tende a durar a mesma minutagem, contudo, com rendimento maior. No entanto, a seguir algumas variáveis que podem baixar a média de 30 metros corridos com um potencial de bateria. Porém, tópicos levados para drones de outras categorias:
- Peso carregado: quanto maior o peso, menor o rendimento;
- Obstáculos e altura;
- Curvas e acabamentos: quanto maior o número de curvas e acabamentos na pulverização, menor o rendimento real;
- Uso da bateria correta: usar sempre a bateria específica para cada drone é fundamental para maiores rendimentos;
- Tamanho em metros percorridos;
- Configurações personalizadas pelo piloto/operador.
Qual a distância que um drone pode percorrer? Exemplos na agricultura
Portanto, vamos a um exemplo real com a bateria começando a pulverizar com 95% e retornando com 20%, portanto, 75% voados:
Distância total T20P: 30 metros × 75% = 2250 metros: portanto, se o drone com capacidade de 20kg conseguiu atingir esta marca com uma largura de faixa de 7 metros, o mesmo conseguiu pulverizar mais de 1,5 hectares, ou seja, ótima marca de rendimento, pois, a áreas que entregam menos autonomia adequada que a considerada no exemplo. Assim, entra no quesito tamanho em metros percorridas da área, pois, áreas com muitas curvas e osbstáculos, tendem a gastar mais energia;
Se isso for uma média comum em ambientes favoráveis de pulverização, e assumindo que todos os drones mantêm essa proporção de consumo o que pode variar na prática devido ao peso, vento, carga de pulverização, velocidade de voo etc., temos o seguinte:
No entanto, na prática, o consumo varia:
T25 e T50: perderam peso e ganharam autonomia perante a última geração, ou seja, produtividade de 5% a mais. Pois, as baterias ganharam maior potencia(mAh) e as bombas por indução magnética estão com melhor eficiência energética, ambos os casos são melhorias.
T20P/T40: aeronaves da geração anterior, ou seja, dos drones fabricados pela DJI, estes são os mais pesados.
Deixe um comentário